Beleza Decoração DIY Moda Receitas Saúde Viagens Tecnologia Etc Facebook Instagram YouTube
HOME     SOBRE     ARQUIVO     CONTATO

Diário da Gravidez : Dicas para Aliviar os Incômodos da Gravidez

26.2.15

Ontem completei 28 semanas ou 7 meses, estou entrando no terceiro e último semestre da gravidez que começa na 29ª semana. Falta pouco para ter meu ursinho nos braços!


Diário da Gravidez : 26 semanas e 4 dias
Na foto estava com 26 semanas e 4 dias.
Esperar o Lorenzo está sendo uma grande aventura... mesmo com a gestação sendo super tranquila e sem ter tido nenhum problema, eu não estou livre das alterações emocionais que me deixam alegre e triste no mesmo instante, nem consigo me livrar das dores nas costas, sem contar os pensamentos de ansiedade e medo ficam cada vez mais frequentes a medida que o parto se aproxima. Mas posso afirmar com a maior certeza do mundo que vale a pena passar por cada um desses "sintomas da gravidez". HaHaHa

Pensando nesses sintomas da gravidez pesquisei as dicas e listei os sintomas de gravidez comuns em cada trimestre, não tem como fugir mas tem como amenizar os incômodos.

Primeiro Trimestre
  • Sono, falta de disposição e cansaço físico - não adianta, para amenizar esse sintoma que melhora no segundo trimestre mas volta com tudo no terceiro é preciso descansar sempre que possível e não abrir mão de uma boa noite de sono.
  • Peito mais sensível e dolorido - durante toda a gestação é preciso utilizar um sutiã de sustentação próprio para a gravidez que seja confortável com alças largas, fecho para ajustar o tamanho e que não tenha ferro.
  • Dor de cabeça - o melhor é descansar, aplicar uma compressa de água na testa e evitar o uso de medicamentos. Mas se for o caso converse com o seu médico e nunca faça uma automedicação.
  • Gazes - pode durar até o fim da gestação, a dica é evitar refrigerantes, água com gás e beber ou comer rápido.
  • Prisão de ventre - do início ao fim da gestação é preciso beber bastante água ao longo do dia, realizar atividades físicas como caminhada ou hidroginástica e comer alimentos ricos em fibra para aliviar esse sintoma.
  • Náuseas, enjoos e até vómitos - evitar além dos alimentos que causam a sensação de náuseas, os alimentos gordurosos ou muito temperados que dificultam a digestão. Picolés ajudam a maioria das grávidas, principalmente o de limão. E as refeições devem ser realizadas em pequenas porções de 3 em 3 horas sempre mastigando bem os alimentos. Na maioria das mulheres esses sintomas desaparecem no segundo trimestre.
  • Aumento do apetite - de agora para frente é importante lembrar que nenhuma grávida precisa comer por dois. Tente sempre saciar a vontade de comer doces com alternativas saudáveis. Se tiver tendo muitos desejos converse com o seu médico, geralmente esses desejos estão associados com alguma carência nutricional.
Segundo Trimestre
  • Manchas na pele, especialmente no rosto, axilas e pernas - para evitar que elas apareçam ou permaneçam após o termino da amamentação é obrigatório o uso diário de um protetor solar com FPS 30, no mínimo.
  • Acne e pele oleosa - depois do parto a pele volta ao normal, mas até lá você pode parar de usar hidratantes e pedir para o seu médico indicar um sabonete ou creme.
  • Dores nas costas - o segredo é manter a coluna o mais vertical possível, evitar carregar peso, realizar uma atividade física, evitar sapatos sem salto ou com salto alto e usar uma cinta abdominal.
  • Inchaço das pernas e pés - são mais intensos quando o ganho de peso é excessivo, então tenha cuidado com a alimentação. Para aliviar as dicas são usar meias elásticas, deitar pelo menos uma vez ao dia por meia hora com as pernas elevadas e praticar hidroginástica. 
Terceiro Trimestre
  • Dificuldades para dormir - o aumento da barriga, o cansaço, a insônia e a ansiedade diminuem a qualidade do sono e a disposição das gestantes. Sem contar que dormir de barriga para cima dificulta a respiração. Então, o melhor a fazer é dormir virada para o lado esquerdo com um travesseiro entre as pernas, mas se for preciso faça igual muitas grávidas que chegam a dormir quase sentadas em troca de uma melhor noite de sono.
  • Agravamento da prisão de ventre - é preciso continuar bebendo bastante água, comendo alimentos ricos em fibras e evitando gorduras.
  • Varizes - dormir e descansar com as pernas elevadas, usar meias de descanso, cinta para gestantes e sapatos confortáveis.
  • Azia - frutas cítricas e alimentos gelados aliviam, assim como elevar a cabeceira da cama e dormir com mais travesseiros diminuem o refluxo.
  • Hemorroidas - para evitar as dicas são não ficar sentada no banheiro por muito tempo, tentar deitar por pelo menos 20 minutos durante o dia e ter cuidado com a prisão de ventre, não force a evacuação. Mas se tiver problemas converse com seu medico e use uma pomada especial para gestante para aliviar o incômodo.
  • Vontade de ir no banheiro mais vezes ao dia - procure esvaziar a bexiga sempre que houver necessidade e realize exercícios de Kegel para evitar a incontinência.
  • Cãibras - os exercícios de alongamento muscular são uma excelente maneira de evitar.
Qualquer sintoma anormal ou com maior intensidade procure o seu médico o mais rápido possível e não deixe de consultar ele antes de seguir qualquer dica ou conselho. Muitas vezes o melhor para uma mãe não é o mesmo que foi indicado para outra.

Fazendo fotos do barrigão embaixo d'água com a GoPro
Fazendo fotos do barrigão embaixo d'água com a GoPro
E ai, as mamães de primeira viagem gostaram das dicas?
Conhecem mais algum sintoma ou dica?

12 comentários:

  1. Como vc está linda.
    Vendo as fotos sinto saudades da minha gestação tbm kkk
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Estou tirando várias fotos para poder matar a saudade depois..

      Excluir
  2. você está muito lindaaa, as dicas são boas, praticamente toda mulher vai precisar dessas dicas um dia haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... quando precisar é só voltar aqui no blog :P

      Excluir
  3. Acho super importante os cuidados,você está linda Bi...
    acho que muita gente vai aproveitar as dicas
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada flor.. espero, são super válidas!!

      Excluir
  4. Adorei o diário, amei essas fotos, quando eu estava grávida não tirei tantas fotos assim, e hoje me arrependo tanto, por isso tiro muitas do meu bebe, aliás o nome do meu filho é o apelido italiano do seu, meu bebe chama Enzo, e eu amei a escolha do seu, também.
    Parabéns e que esse bebe tenha muita saúde!
    Fazendo Beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tirando fotos sempre, para lembrar de todos os momentos... Enzo é um nome lindo também, vale para Lorenzo e Vicenzo. Muito obrigada fllor!! Amém!!

      Excluir
  5. Olá Bianca,
    Embora não esteja gestante achei ótimas as suas dicas e você está uma futura mamãe linda.
    Convido vc para participar da nossa pesquisa de público no blog e ajudar melhorá-lo cada vez mais.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, quero ser a melhor mãe do mundo para ele!! Vou lá responder a pesquisa :D

      Excluir
  6. Geeeeeente que barrigão lindo!! Esses dias nasceu minha sobrinha, e eu estou uma tia babona, imagino a sua ansiedade então!! Saude para o nenem, amém! Beeeejus lindona!

    www.doceencontro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Os meses vão passando e ansiedade só cresce... estou doida para ver o rostinho do meu ursinho. Amém!!

      Excluir

Deixe seu comentário, assim que eu ler ele vai ser publicado e respondido.

Curta a Fan Page do Blog:
www.facebook.com/bybiancaconde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...