Beleza Decoração DIY Moda Receitas Saúde Viagens Tecnologia Etc Instagram YouTube
HOME     SOBRE     ARQUIVO     CONTATO

Diário da Mamãe : Amamentação

26.6.15

Amamentar é a primeira prova de amor de uma mãe para o seu filho, é uma das formas mais bela de dizer te amo em um momento especial que fortalece o vínculo entre mãe e filho. A amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses já que o leite materno atende todas as necessidades de nutrientes e sais minerais do bebê, e se possível mantida até os 2+ anos. Pode ocorrer fissura, dor, sangramento, ingurgitamento, ductos entupidos ou mastite, o importante é manter o foco. As primeiras semanas costumam não serem fáceis para muitas mulheres, mas à medida que o bebê aprende a mamar e produção de leite se ajusta tudo vai melhorando.


Diário da Mamãe : Amamentação

Já que muitas mamães acabam nem tentando e outras desistindo quando começam os problemas, fiz esse post para mostrar as futuras mamães algumas das inúmeras vantagens de superarmos os obstáculos e amamentarmos o nossos bebês. Enquanto o corpo cuida da preparação dos seios para a amamentação é preciso que a gravidinha prepare seu emocional. Têm que ler bastante sobre o assunto para estar preparada para enfrentar as dificuldades tendo a certeza que está escolhendo o melhor caminho para o seu bebê.

Benefícios para a Mamãe
  • Amamentar faz queimar calorias e ajuda a mãe a recuperar mais rápido o peso que tinha antes da gestação.
  • O útero regressa ao tamanho normal mais rápido, a perda de sangue no pós-parto dura menos tempo e protege contra osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer do ovário e da mana.
  • Não é necessário esterilizar e preparar biberões, o leite materno está sempre pronto para ser ingerido.
  • Amamentar é economico, já que dispensa o consumo de latas de leite em pó, biberões e seus utensílios. Por esses motivos também é ecológico.

Benefícios para o Bebê
  • O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável e protege o bebê porque ao contrario do leite em pó possui anticorpos e glóbulos brancos. E contém a molécula PSTI que protege e repara o intestino delicado dos RNs.
  • Colabora para a formação do sistema imunológico, previne alergias, obesidade e intolerância a glúten.
  • Para o bebê o leite materno é facilmente digerido o que provoca menos cólicas, melhora o desenvolvimento mental, a formação da boca e alinhamento dos dentes.
  • O ato de amamentar promove o vínculo afectivo mais forte entre a mãe e o filho, o que facilita o desenvolvimento do bebê e o seu relacionamento com outras pessoas.

Desvantagens do Leite em Pó
  • O leite em pó pode provocar gases e causar as temidas cólicas, além de prender o intestino do bebê e ser necessário o uso de supositórios.
  • O risco de sofrerem infecções além de ser maior, as infecções tem mais chances de se desenvolverem para quadros mais graves já que não recebem os factores imunológicos presentes no leite materno.
  • As crianças acabam tendo mais chances de desenvolver doenças alérgicas como asma, alergia ao leite de vaca, Diabetes do tipo I e correm o risco de se tornarem obesas no futuro.

O desmame precoce, interrupção do aleitamento materno antes do bebê
completar seis meses de vida, deixa a criança vulnerável a diversas doenças e
pode afetar o seu desenvolvimento emocional.


Amamentação Prolongada

O desmame deve acontecer naturalmente quando a mãe e o bebê estiverem prontos. O importante é que a mãe conhecer os benefícios da amamentação continuada e as vantagens de desmamar mais cedo para que ela tenha a certeza que tomou as melhores decisões para o seu filho.


Os benefícios da amamentação prolongada são: promove uma melhor nutrição, favorece a capacidade cognitiva, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, protege contra infecções respiratórias, promove segurança e fortalece o emocional da criança, reduz a chance de obesidade infantil, fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Como Amamentar

Um lugar e uma posição confortável são essenciais, mas o segredo da amamentação está na pega correta. O bebê precisa abocanhar o mamilo e a aréola, para uma boa pega o lábio superior do bebê deve cobrir toda a parte superior da aréola enquanto o lábio inferior deixa uma pequena parte para fora. No começo o bebê nunca faz uma boa pega de primeira, então para interromper a mamada e tentar novamente é preciso colocar o dedo mínimo na boca do bebê, assim entrar ar e ele soltar o peito. Lembre: nunca puxe o bebê quando ele estiver mamando, além de doer vai machucar o mamilo e prejudicar as próximas mamadas.


Amamentar por Livre Demanda

Uma dúvida muito frequente é quando e por quanto tempo devemos amamentar, só que existem várias respostas e muitas mães ficam ainda mais perdidas. A maioria acaba dizendo que a cada mais ou menos 3 horas, só que alimentar em intervalos regulares de 3 horas é uma recomendação boa para as mães que usam fórmulas. Eu não concordo com os intervalos porque o bebê ficar chorando com fome até a próxima mamada faz ele engolir ar e isso causa cólicas, o leite materno é fácil de digerir então fica com fome mais rápido que um bebê que toma leite em pó e as vezes o bebê não esvazia todo o peito, então não temos como saber se ele mamou o suficiente para ficar tanto tempo sem se alimentar. Por isso eu escolhi amamentar por livre demanda, comecei amamentando sempre que identificava o choro de fome. - Lorenzo fica "mamando no ar" quando chora com fome. - Atualmente temos os horários que ele estabeleceu, durante o dia amamento em intervalos de 2 á 2:30 horas e a noite ele mama e dorme as 23 h. e só acorda para mamar ás 5 h., mas ás vezes ele não mama muito na mamada das 23 h. e acaba acordando ás 3 h. para mamar.


O tempo da amamentação também varia de acordo o bebê, se ele está mamando "rápido ou devagar". Então é preciso estar em um lugar confortável e esperar o bebê saciar a fome. Quando a mama esvazia é só oferecer a outra para saber se o bebê quer mais. Depois de cada mamada é fundamental colocar o bebê para arrotar por 10 a 15 minutos para evitar cólicas. Lembre: é muito importante ficar atenta qual mama o bebê esvaziou e qual mama ele mamou por último para fazer um revezamento correto e evitar o entupimento dos ductos lactíferos.

Como Evitar e Tratar os Principais Obstáculos na Amamentação
  • Conchas de silicone deixam o mamilo arejado, ajuda na formação do bico e protege do atrito com o sutiã.
  • Absorventes para seio ajudam as mamães que produzem muito leite e ficam molhando a roupa.
  • A pomada de lanolina pura ajuda a prevenir as temidas fissuras.
  • O sutiã precisa sustentar os seios para a gravidade não atuar jogando as mamas lá embaixo, vale ressaltar que sutiãs de amamentação muitas vezes não seguram bem o seio e acabam facilitando o inchaço que dificulta a amamentação.
  • O seio têm que ser esvaziado direitinho para evitar o entupimento dos ductos lactíferos e a mastite.
  • Compressas e banhos quentes aumentam a produção de leite, se a mamãe está com o leite empedrado ou com ingurgitamento vai ter um alivio momentâneo mas depois vai piorar.
  • Compressas frias são a melhor maneira de tratar o leite empedrado e a mastite pois atua desinchando a mama e liberando a passagem do leite.
  • Não use pomadas e não tome medicamentos sem prescrição médica, grávidas e mulheres que estão amamentando não podem tomar uma lista de remédios para não prejudicarem o bebê.
  • Mesmo quando estiver passando por algum obstáculo não deixe de amamentar, se interromper a amamentação a produção vai cair e o leite pode acabar secando. A produção de leite funciona assim: quanto mais se amamenta mais se produz.

Viram que amamentar realmente faz toda a diferença? O processo pode ser complicado no início mas não podemos nos deixar abater... é como sempre digo precisamos ter 3Fs: Foco, Fé e Força que tudo dá certo.

14 comentários:

  1. Ah que lindeza! Amei <3
    Ter que ter força mesmo haha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona! Como você está? Então, hoje vim convidá-la para o sorteio de 2 Anos do blog Doce encontro. Vem participar? Ficarei muito feliz! Miiil beijos! ♥

    http://www.doceencontro.com/2015/06/sorteio-especial-de-2-anos.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    adorei seu blog, principalmente a parte DIY, adoro essas dicas! muito bacana!

    https://60insightsporminuto.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor, eu adoro fazer minhas coisinhas... :P

      Excluir
  4. Muitas mulheres declaram esse momento como lindo mesmo..não vejo a hora sabe? Soou nova aiinda, mas um dos meus sonhos é ser mãe.
    Preciso dizer que seu bebê é a coisa mais linda desse mundo... PARABÉNS ;)
    Beijos. Tem um post novo te esperando :)
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Realmente é um momento incrível, acho tudo maravilhoso hahaha Quando for a sua hora você vai ver como é lindo. <3

      Excluir
  5. Não sou mãe, mas imagino o quão mágico é esse momento único. Parabéns pela iniciativa e dedicação ao seu baby.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito legal você compartilhar suas experiencias com outras mães! Seu blog esta ótimo, parabéns!

    http://blogmemoriies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incentivar o máximo de mulheres a amamentar é importante néh... Obrigada!!

      Excluir
  7. que lindo, o meu parou de mamar c 7 meses, achei ruim, queria amamentar pelo menos ate 1 ano, mas com os alimentos ele começou a rejeitar o peito..bjs
    www.miriasantanna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferiu a comidinha néh.. enquanto o Lorenzo desejar eu vou seguir amamentando, pretendo ir até os 2 anos. :)

      Excluir

Deixe seu comentário, assim que eu ler ele vai ser publicado e respondido.

Curta a Fan Page do Blog:
www.facebook.com/bybiancaconde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...