Beleza Decoração DIY Moda Receitas Saúde Viagens Tecnologia Etc Instagram YouTube
HOME     SOBRE     ARQUIVO     CONTATO

Diário da Mamãe : Cuidados com o Recém-nascido

27.7.15

Durante a gestação a maioria das gravidinhas buscam o máximo de informações para ficar o mais preparada possível para a chegada do bebê, por isso resolvi compartilhar com as futuras mamães que acompanham o blog o que aprendi sobre os cuidados que devemos ter com o recém-nascido.


O bebê é considerado recém-nascido até completar 28 dias de vida.


Cuidados com o Recém-nascido : Banho

BANHO Deve ser um banho por dia já que é uma atividade que exige muito do bebê. O primeiro passo é separar as roupinhas e os materiais para realizar a troca do curativo do umbigo e da fralda, é preciso deixar tudo que irá utilizar ao seu alcance para não demorar e o bebê não ficar muito tempo exposto. A água deve estar na temperatura morna para fria (35º/36º), "medimos" essa temperatura com o punho e o sabão deve ser neutro, é só comprar um sabonete especial para recém nascidos. Eu usei no Lorenzo e indico os sabonetes líquidos da Mustela e da Johnson's Baby. Para dar o banho deve-se segurar o bebê com uma mesma mão, com a nuca do bebê apoiada no punho com o dedão e o dedo indicador segurando o braço, e a outra mãe deve ser usada para ensaboar e enxaguar o bebê.

Importante: o banho deve ser da cabeça para os pés e com pouca água até o umbigo cair, para facilitar a cicatrização é importante não mergulhar o cordão umbilical na hora do banho. Depois de uma semana que o umbigo caiu já pode encher a banheira.

BANHO DE SOL O banho de sol é fundamental para ativar a vitamina D no organismo do bebê. Coloque o bebê só de fraldinha diariamente por 15 minutos, controlados no relógio, antes das 10h. ou após as 16h.. Não use protetor solar, nem feche o vidro da janela e exponha o bebê ao sol pelo menos 4 vezes na semana. Vale ressaltar que não é para bronzear o bebê.


ROUPAS A sensação de frio de um recém-nascido não é muito diferente da de um adulto e o excesso de roupa pode causar febre e desidratação. A dica para não errar na hora de agasalhar o bebê é colocar uma peça a mais que a que estamos usando, exemplo se você está com uma blusa de manga curta e o clima está fresco coloque uma blusa com manga comprida no bebê.



Cuidados com o Recém-nascido : Cordão Umbilical

CORDÃO UMBILICAL Normalmente o cordão umbilical cai do 5º ao 12º dia, e a higienização é super simples com o álcool absoluto que limpa e resseca o umbigo. Basta após o banho secar bem, passar delicadamente o álcool absoluto com um cotonete e fazer o curativo com uma gase. Cuidado apenas para não passar o álcool na pele do bebê. Não aplique nada além do álcool, não use faixas e não faça nenhuma simpatia para o umbigo ficar bonito, o formato do umbigo já é definida dentro da barriga da mãe.


CHORO Primeira coisa que devemos pensar quando um bebê chora é em fome, depois começamos a eliminação de motivos checando a fralda, conferindo se roupas estão confortáveis e adequadas, etc. E não se surpreenda porque o motivo do choro pode ser sono, posição desconfortável e irritação por barulho ou luz. Por fim se o bebê tiver mais de 2 semanas e além de chorando estiver irritado, se contorcendo e nada acalmar ele o motivo é a temida cólica. Com o passar dos dias aprendemos a identificar cada choro do bebê, essa é a forma dos nossos pequenos se comunicarem.

CÓLICAS Eu segui todas as recomendações para evitar e tive a sorte do Lorenzo não sofrer com as cólicas. As recomendações são simples basta amamentar somente com o peito, não deixar o bebê chorar de fome, colocar para arrotar por em média 15 minutos após cada mamada, alimente-se de maneira saudável e equilibrada e fazer massagens na barriga do bebê para ajudar ele a soltar os gases e fazer cocô.
Se o seu bebê tiver problemas com cólicas não se desespere, elas são normais e fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do bebê, converse com o pediatra que se preciso ele recomendará algum medicamento para gases.


Cuidados com o Recém-nascido : Troca de Fraldas

FRALDAS Não importa se você está utilizando fraldas descartáveis ou de pano, o importante aqui é não deixar o bebê assar e ficar atento se as fezes e o xixi estão normais. A troca deve ser realizada a cada mamada e quando o bebê fizer cocô. Com o Lorenzo usei fraldas descartáveis, optei pelos modelos da Pampers e uso o creme Desitin da Johnson's, super recomendo essas marcas porque o meu pequeno já está completando 3 meses sem ter nenhuma assadura.

Fezes: 1 a 4 dias é o mecônio, escuro e pegajoso, 4 a 6 dias é a de transição, amarelo-esverdeadas e ralas, e a partir do 6º em diante ficam ralas e amarelo ouro.
Urina: o xixi é transparente, pode ficar amarelado nos primeiros dias mas com a decida do leite deve voltar a ser transparente. Xixi escuro é sinal de desidratação.

ALEITAMENTO MATERNO O nosso leite é o melhor alimento que podemos oferecer para o bebê e a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses. Leia o post Diário da Mamãe : Amamentação e saiba as vantagens de superarmos os obstáculos e amamentarmos os nosso bebês com o leite materno.


REFLUXO Regurgitar é normal e acontece porque a válvula que controla a passagem do leite no esôfago não está madura ou porque o bebê mamou mais do que o estômago comporta. Mas se o bebê estiver perdendo peso mesmo estando mamando é sinal de refluxo e aí vai precisar do pediatra passar alguns cuidados especiais.



Cuidados com o Recém-nascido : Sono

SONO O bebê deve dormir de barriga para cima com o rosto virado de lado. Os casos de morte súbita são maiores em bebês que dormem de bruços e o rosto virado é importante para que o bebê não engasgue com alguma regurgitação. Não precisa ficar preocupada com o bebê virando o rosto durante o sono, porque se algo acontecer ele terá reflexos para se protejer. Sempre que trocar a roupa de cama certifique que está bem colocada.

VACINAS No primeiro mês de vida as vacinas são BCG e contra Hepatite B, depois é só consultar o pediatra e seguir o calendário de vacinação. O Lorenzo está seguindo o calendário da Caderneta de Saúde da Criança e todas as vacinas foram administradas no posto de saúde, tem vacinas (geralmente as de 2 e 4 meses) que dão febre e deixam o bebê manhoso mas no dia seguinte ele fica ótimo.

TESTE DO PEZINHO Deve ser realizado o teste do pezinho entre o 3º e o 7º dia de vida, o recomendado é realizar no 5º dia. É um teste extremamente importante para detectar e tratar precocemente diversas doenças. O pediatra vai orientar os pais para a realização dos testes da orelhinha, linguinha e olhinho.



Cuidados com o Recém-nascido : Passeios

PASSEIOS Evite passeios e visitas antes de completar 30 dias, depois visitas na casa dos avós e o contato com pessoas saudáveis está liberado. Com 2 meses já pode passear em locais abertos, após 3 meses pode frequentar ambientes fechados e em caso de necessidade pode viajar de avião. Evite o avião porque nele o bebê fica exposto a doenças estando em um ambiente fechado com muitas pessoas. Lembre que o bebê só deve andar em um automóvel se estiver na cadeirinha própria.


PEDIATRA O pediatra acompanha o parto e realiza os primeiros exames já na sala de parto, depois segue acompanhando e avaliando o bebê até o momento da alta. A primeira consulta é a de egresso 2 ou 3 dias após a alta. A segunda com 1 mês e depois segue o acompanhamento com consultas mensais para orientação e prevenção.

E aí, gostaram das minhas dicas e informações? Pode parecer ser algo de outro mundo cuidar de um serzinho tão pequeno e indefeso, mas acredite os bebês são mais fortes e expertos do que imaginamos e com muito amor e dedicação tudo dá certo.

14 comentários:

  1. Quando se tem um baby, tem que ter super cuidado com ele que são tão delicadinhos <3
    Blog :http://cantinhodaewelyn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é eles exigem muito da gente, mas acredita que eu achei mais fácil do que imaginava hahahaha

      Excluir
  2. Só de imaginar, já dá um certo medinho de cuidar de um bebê pequeninho assim hahaha suas dicas foram ótimas, as mamães de primeira viagem vão adorar!
    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No finalzinho da gravidez da uma insegurança mas logo que pegamos o bebê no colo "ganhamos super poderes" hahahaha Obrigada, espero que sim!

      Excluir
  3. Muito bacana você compartilhar isso com a gente. Ainda não sou mãe e como a Jéssica disse, eu tb tenho um certo medo de cuidar de um bebê pequeno.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria das mulheres têm esse medo, eu também tinha. Por isso é legal fazer cursos e ler bastante durante a gestação néh!?

      Excluir
  4. nossa são muitos cuidados e é sempre bom estar bem informado,esse post ficou perfeito para tirar dúvidas das mães de primeira viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho dá trabalho mas vale a pena, os sorrisos fazem tudo ficar mais gostoso... hahaha Que ótimo!!

      Excluir
  5. Amiga, que Deus abençoe muitoo vocês!! Muito lindoo!!!!

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Insta:
    @angelpoubel

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  6. Com um bebê rescem nascido todo cuidado é pouco né? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais para as mamães de primeira viagem como eu huahauhaua

      Excluir
  7. Pq vc na cria um canal com tds as dicas para mamaes e futuras mamaes no youtube. Estou louca para engravidar mas por causa de um problema na tireoide eu ainda nao consegui, mas amo videos e artigos sobre o assunto. Quero sempre aprender mais para ser uma otima mae para meu baby q em nome de Jesus vai chegar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, vou ver se consigo colocar ela em prática. Eu também quiz e ainda quero aprender o máximo para ser a melhor mãe do mundo para o Lorenzo... HaHaHa. Vai chegar sim, Deus sabe a hora certa pra tudo.

      Excluir

Deixe seu comentário, assim que eu ler ele vai ser publicado e respondido.

Curta a Fan Page do Blog:
www.facebook.com/bybiancaconde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...