Beleza Decoração DIY Moda Receitas Saúde Viagens Tecnologia Etc Facebook Instagram YouTube
HOME     SOBRE     ARQUIVO     CONTATO

Adaptação Escolar : A Primeira Semana de Aula

17.2.17

O tema de hoje é adaptação escolar, vou contar para vocês sobre a nossa primeira semana de adaptação. Isso mesmo que vocês leram foi "a nossa", afinal de contas não foi apenas o meu filho que precisou adaptar-se a uma nova rotina.


Adaptação Escolar : A Primeira Semana de Aula - Nossa experiência

Considero que o primeiro dia de aula foi o segundo corte do cordão umbilical, isso porque optei pela maternidade em tempo integral, então desde que ele nasceu nos não ficávamos separados. E agora que já estamos adaptados posso confessar, eu senti mais a ausência dele em casa nessa primeira semana do que ele a minha falta dentro da sala de aula.

No primeiro dia de aula, ficamos juntos até a abertura da sala, ele entrou e eu fiquei observando até que eu mesma criasse "coragem" de deixar ele lá para voltar mais tarde. Minha vontade era participar de tudo, ver o que ele estava fazendo e como ele estava se comportando, então fiquei uns 20 minutinhos refletindo que a partir daquele momento meu pequeno teria as suas responsabilidades e tarefas. Basicamente foram 20 minutos para pensar sobre o valor da autonomia na infância, e me encher de orgulho por ver que meu filho começava "a escrever sua historinha com as próprias mãos". Voltei mais tarde para busca-lo e ele correu para os meus braços, demostrando que estava com saudades, ao mesmo tempo que estava muito empolgado. No segundo dia já estávamos construindo nossa rotina, deixo ele na porta da sala, ele já entra procurando o que fazer e quando volto para buscar sou recebida com um forte abraço.

Eu acredito que nossa adaptação foi tranquila por 2 motivos. O primeiro foi a minha tranquilidade, eu estava muito segura a respeito da decisão de colocar o meu filho com 1 ano e 9 meses no maternal. Como mãe sentia que já era o momento para nos dois, que estávamos prontos para essa separação por algumas horas no dia e ele já demonstrava que estava preparado para ir para a escola, sem necessidade de ir para um berçário ou esperar completar 2 anos.

O segundo motivo foi a minha segurança com relação a escola, pesquisei muito sobre ela, realizamos visitas e ele participou de todas as etapas, desde a matricula até a compra do material escolar. Acredito que a participação dele em todas as etapas é fundamental para manter o seu interesse e motiva-lo, então todos os dias organizamos o material juntos, montamos a lancheira e sempre tratamos a escola com muita alegria por aqui.

Já que na adaptação escolar é fundamental que os pais estejam tranquilos com relação a escola escolhida, listei os 5 itens que foram significativos no momento de avaliar as escolas e me deixaram super segura da minha escolha.
  1. Segurança: aspectos importantes na segurança da criança inclui desde o espaço que precisa ser 100% seguro, aos fatores significativos como a entrada e saída das crianças que precisa ser muito bem monitorada. Só ficamos tranquilas quando descobrimos como funciona a escola, quem pode retirar e o rigor na emissão de autorizações para a retirada.
  2. Infraestrutura: o espaço tem que ser seguro ao mesmo tempo que precisa ser qualificado e agradável para as crianças. Os estímulos ao desenvolvimento infantil são fundamentais e faz parte do aprendizado da criança explorar os espaços como a sala de aula, a biblioteca, o parquinho e afins.
  3. Metodologia: é fundamental que a proposta pedagógica, a formação dos professores, as atividades e os projetos realizados em sala de aula estejam de acordo com as expectativas e necessidades da família. Os pais precisam se identificar com a linha pedagógica da escola que escolheram para o filho, então é importante conhecer as principais linhas e conversar sobre isso durante as visitas. 
  4. Avaliação dos pais e o comportamento das crianças dentro da escola: visitar a escola é fundamental, e durante as visitas é importante que você observe o funcionamento da escola, analise o comportamento das crianças e converse com os pais dos alunos. Pergunte o que motivou cada um deles a escolherem a escola, não tenha vergonha de tirar suas dúvidas e descobrir as vantagens e as desvantagens daquela escola.
  5. Localização: é importante ser próximo da residência, porque mesmo que outra pessoa ou transporte leve e busque o seu filho, o trajeto longo acaba prejudicando e desestimulando a criança.
Como não existe regra, nem manuais, minha dica para as mamães de primeira viagem passarem da melhor forma possível pelo período de adaptação é mantenham a tranquilidade com muita segurança e calma. Se perdemos o controle isso reflete na criança, e como já sabemos cada um reagi de um jeito e vira aquela bagunça. Mesmo que seu filho demore mais que os coleguinhas, não desista que vai dar tudo certo.

2 comentários:

  1. Ai da uma pena qundo fica chorando, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.. coração deve partir de ter que deixar lá chorando

      Excluir

Deixe seu comentário, assim que eu ler ele vai ser publicado e respondido.

Curta a Fan Page do Blog:
www.facebook.com/bybiancaconde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...